Facebook promete ser menos seletivo sobre as tragédias que ocorrem no mundo


    

Um dia antes de atacar Paris, provocando a morte de 129 pessoas, o Estado Islâmico havia feito mais de 40 vítimas em Beirute, no pior ataque visto pela capital do Líbano desde o final da guerra civil ocorrida na cidade nos anos 1990. Mas foi só pelo segundo evento que o Facebook ativou o Safety Check e a aplicação de filtros que permitem alterar a foto de perfil momentaneamente em demonstração de solidariedade.
As decisões causaram uma onda de críticas pelos usuários, que reclamaram contra o que viram como uma preocupação seletiva da maior rede social do mundo em relação às vidas dos próprios usuários. O mal estar chegou a ofuscar o intuito positivo das ferramentas e fez com que executivos da companhia viessem a público se explicar - incluindo Mark Zuckerberg.
“Muitas pessoas têm questionado, com razão, por que ligamos o Safety Check por Paris mas não pelos bombardeios em Beirute e outros lugares”, escreveu o CEO. Ele justificou que até sexta-feira, 13, a ferramenta era usada apenas em desastres naturais, já que o Safety Check permite que pessoas em regiões afetadas avisem a todos os contatos, de uma só vez, que estão em segurança. “Nós acabamos de mudar isso e agora planejamos ativar o Safety Check para mais desastres humanos também”, afirmou Zuckerberg.
Alex Schultz, vice-presidente de Crescimento do Facebook, escreveu outro post explicando que essa ferramenta foi criada após os engenheiros perceberem que, em Tóquio, no Japão, os afetados pelo Tsunami e pelo desastre nuclear usavam o Facebook para avisar aos amigos e familiares que estavam bem. “Entregamos essa versão da ferramenta em outubro do ano passado e a ativamos uma série de vezes”, lembrou, citando terremotos no Afeganistão, Chile e Nepal. A cada vez, o esquema foi aprimorado para que não fosse usado de forma inoportuna, até que ocorreram os ataques parisienses e foi tomada a decisão de aplicar o Safety Check ali enquanto “os eventos ainda estavam se desdobrando”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATORES A CONSIDERAR NA HORA DE ESCOLHER UMA PLACA DE VÍDEO